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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CONAE - Escola Municipal Doutor Crisantino Borém



Aconteceu no dia dezenove de julho de dois mil e treze na Escola Municipal Crisantino Borém a Conferência Nacional de Educação que se caracteriza como um espaço democrático de debate, proposição e acompanhamento da política educacional brasileira. Esta Conferência visou contribuir para o desenvolvimento da Educação Nacional, a partir da garantia de ampla participação e envolvimento social.
Sendo assim, os Eixos temáticos foram divididos em sete grupos, cada grupo discutiu as emendas do Documento de Referência.
Os professores, pais e todos os funcionários da Escola Municipal Crisantino Borém, bem como os seus alunos estiveram reunidos a fim de realizar o encontro da Conferência Nacional de Educação. A abertura foi feita pela Direção, Vice Direção e Supervisão que explicaram sobre o CONAE, dando ênfase a participação de todos e contribuição para melhoria da educação, todos os presentes foram convidados para um café da manhã.
Logo a seguir foi realizado o sorteio dos grupos de estudos, usamos sete salas da escola, sendo cada uma identificada com o seu eixo temático, cada grupo recebeu uma folha com as orientações referentes à Conferência, a lista de presença, e também uma folha para ser preenchida com as anotações do debate e as proposições e estratégias do seu eixo.
As discussões e deliberações deste CONAE tinham como referencial o Documento-Referência, elaborado e aprovado pelo FNE. O tema central da Conferência era: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
Tema este estruturado no Documento Referência nos seguintes eixos:
I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação:
organização e regulação.
II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência,
tecnologia, saúde e meio ambiente.
IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência,
avaliação, condições de participação e aprendizagem.
V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração,
carreira e condições de trabalho.
VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos
recursos.
Cada Eixo Temático possuía uma pequena introdução que situava a problemática do eixo e, em seguida, um elenco de propostas para as discussões.

Deste modo, todos os participantes foram para as salas e a partir daí, analisaram o eixos temáticos e discutiram sobre as emendas do documento, experiência essa segundo os professores, muito importante e de grande valia principalmente na construção de uma educação melhor.

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Crisantino em Ação

Escola Municipal Dr. Crisantino Borém

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